• ÍNICIO
  • Sobre nós
    • CNE
    • STAE
  • RECENSEAMENTO
  • SUFRÁGIO
  • Contacto
Início Home Notícias

Encontro de cortesia, PCNE Recebe Embaixador da UE

Sua Excelência PCNE, Dom Carlos Simão Matsinhe, recebeu em visita de cortesia, o embaixador da União Europeia (EU) em Moçambique, António Sanchez-Benedito, na terça feira, dia 02/02/2021, no seu Gabinete de Trabalho.

No encontro, Sanchez-Benedito iniciou por referenciar as relações históricas das duas instituições que datam das primeiras eleições multipartidárias do país. Este foi o ponto de partida através do qual o timoneiro da UE lançava a disponibilidade da instituição em continuar a cooperar com o órgão para o desenvolvimento da democracia no país.

Sanchez-Benedito referiu que a UE tem apoiado os órgãos eleitorais através de actividades de monitoria e avaliação perpetuadas através das missões de observação eleitoral, as quais no final produzem relatórios e salientam algumas recomendações para a melhoria do processo eleitoral. Igualmente mostrou disponibilidade da sua instituição em apoio técnico para a CNE.

Por seu turno, o PCNE agradeceu a abertura e a vontade da UE em continuar a cooperar com os órgãos eleitorais e manifestou a vontade do mais rápido possível realizar um encontro com o corpo diplomático acreditado no país com vista à apresentação da nova CNE à quele organismo e para a partilha de experiências.

 

EISA quer Continuar a Cooperar com a CNE

A vontade de continuar a cooperar com a CNE, foi manifestada pelo Director residente do EISA Moçambique, Ericínio de Salema, durante o encontro havido entre com o SEXA CNE, numa visita  de cortesia.

Na ocasião, Salema referiu à vontade do EISA em continuar a colaborar com os órgãos eleitorais com vista à consolidação da democracia no país. Por conseguinte, Salema manifestou vontade da sua instituição em organizar uma capacitação de indução aos novos membros da CNE.

Por seu turno, o Sexa PCNE agradeceu o voto e a abertura do EISA para apoio técnico e estrutural dos Órgãos de Gestão e Operações Eleitorais.

Refira-se que o EISA é uma organização PAN AFRICANA, sediada na Africa do Sul,  fundada em 1996 e presta apoio no fortalecimento de várias instituições onde inclui os Partidos Políticos, Assembleia da República, órgãos de comunicação social, Governo, etc. A instituição tem parceria com a CNE desde 2004.

 

 

3/10/2021 12:37:15 PM : GCI
125x125

Ver todas notícias

LINKS ÚTEIS

  • Conselho Constitucional
  • DUERM - Delegação da União Europeia na República de Moçambique
  • ECF-SADC
  • EISA - Electoral Institute for Sustainable Democracy in Africa
  • IDEA
  • IMD
  • NIMD

SOBRE NÓS

“....Devemos mostrar e demonstrar a todos, sejam eles partidos políticos, comunicação social e cidadãos em geral que os órgãos eleitorais são íntegros, sérios e honestos. Para isso, todos os que fazem parte desta grande família dos órgãos eleitorais devem demonstrá-lo na prática com acções no seu dia-a-dia, sendo seu maior objectivo o cumprimento das leis com transparência, equidistância e justeza.....” – extracto do discurso de abertura de S.Excia Presidente da CNE, Abdul Carimo Nordine Sau – Reunião Nacional dos Órgãos da Administração Eleitoral.

Ler mais

ENDEREÇOS

CNE

Rua Príncipe Godido, Nº 91 +258 21 415 669 +258 21 415 665

STAE

Rua Doutor Almeida Ribeiro, Nº 100 +258 21 430 282/5 +258 21 430 500

Entrar

REDES SOCIAIS

Dias: 41

Ultimo Mes: 911

Ultimo Ano: 3,565

Total de Visitas: 61,634

Financiado pelo:

© STAE. Todos Direitos Reservados. Desenvolvido por Centavo Software,SA