Sua Excelência PCNE, Dom Carlos Simão Matsinhe, recebeu em visita de cortesia, o embaixador da União Europeia (EU) em Moçambique, António Sanchez-Benedito, na terça feira, dia 02/02/2021, no seu Gabinete de Trabalho.
No encontro, Sanchez-Benedito iniciou por referenciar as relações históricas das duas instituições que datam das primeiras eleições multipartidárias do país. Este foi o ponto de partida através do qual o timoneiro da UE lançava a disponibilidade da instituição em continuar a cooperar com o órgão para o desenvolvimento da democracia no país.
Sanchez-Benedito referiu que a UE tem apoiado os órgãos eleitorais através de actividades de monitoria e avaliação perpetuadas através das missões de observação eleitoral, as quais no final produzem relatórios e salientam algumas recomendações para a melhoria do processo eleitoral. Igualmente mostrou disponibilidade da sua instituição em apoio técnico para a CNE.
Por seu turno, o PCNE agradeceu a abertura e a vontade da UE em continuar a cooperar com os órgãos eleitorais e manifestou a vontade do mais rápido possível realizar um encontro com o corpo diplomático acreditado no país com vista à apresentação da nova CNE à quele organismo e para a partilha de experiências.
EISA quer Continuar a Cooperar com a CNE
A vontade de continuar a cooperar com a CNE, foi manifestada pelo Director residente do EISA Moçambique, Ericínio de Salema, durante o encontro havido entre com o SEXA CNE, numa visita de cortesia.
Na ocasião, Salema referiu à vontade do EISA em continuar a colaborar com os órgãos eleitorais com vista à consolidação da democracia no país. Por conseguinte, Salema manifestou vontade da sua instituição em organizar uma capacitação de indução aos novos membros da CNE.
Por seu turno, o Sexa PCNE agradeceu o voto e a abertura do EISA para apoio técnico e estrutural dos Órgãos de Gestão e Operações Eleitorais.
Refira-se que o EISA é uma organização PAN AFRICANA, sediada na Africa do Sul, fundada em 1996 e presta apoio no fortalecimento de várias instituições onde inclui os Partidos Políticos, Assembleia da República, órgãos de comunicação social, Governo, etc. A instituição tem parceria com a CNE desde 2004.
3/10/2021 12:37:15 PM : GCI